SOCRATIVE : Como construir um questionário?

sexta-feira, junho 23, 2017


A primeira plataforma que vos venho falar é o Socrative, um software que pode ser acedido através de um site (https://socrative.com/) ou por uma aplicação disponível para iOS e Android.
No Socrative, o professor pode criar um questionário e aplicá-lo na sala de aula ou também fora da mesma, já que os alunos podem aceder ao questionário através dos seus dispositivos móveis. Aplicando-o ao caso da matemática, poderíamos tornar as aulas práticas desta disciplina em algo mais apelativo e menos monótono, recorrendo a este software, sendo apenas preciso criar o questionário com os problemas que queremos que os alunos façam. Deste modo, os alunos resolverão os problemas, assim como o iriam fazer se não usássemos o software, mas usarão os tablets ou computadores para responder às questões, tendo ainda um feedback imediato sobre a resposta daquele problema que estão a resolver.
Nas publicações que se seguem, irão ser respondidas perguntas acerca do Socrative. A primeira é:


Como construir um questionário?
Num questionário do Socrative, podemos escolher três tipos de resposta a uma pergunta: escolha múltipla, verdadeiro/falso ou resposta curta. De seguida, coloco imagens com um passo-a-passo para criarem o vosso questionário. Fiz um com apenas duas perguntas, retiradas da Prova Final de Matemática, 9º ano, de 2016, 1ª fase, em jeito de exemplo para uma pergunta de escolha múltipla e outra de resposta aberta. No caso de verdadeiro/falso o sistema será o mesmo.


Entrando no site https://socrative.com/, escolhemos a opção "Teacher Login". De seguida, vamos para a secção "Quizzes" e selecionamos "Adicionar Quizz". Como podem ver, nesta secção encontramos também outros testes que já temos incluídos na nossa conta, quer tenham sido feitos por nós, quer tenham sido importados de colegas que decidam compartilhar os seus questionários.


Criando o questionário, podemos dar-lhe um nome e ainda escolher se queremos que ele seja compartilhável ou não. Passando às questões, podemos escolher o tipo que queremos para a primeira questão. No meu caso, escolhi a opção de escolha múltipla. Tal como podemos ver na imagem da direita, cada pergunta que coloquemos pode ser acompanhada por uma imagem.



Nesta sequência de imagens, podemos ver que há uma caixa de texto para colocarmos a explicação da resposta da pergunta. Além disso, após salvarmos a pergunta que já concluímos, temos disponibilidade de escolher outro tipo de questão para a pergunta seguinte. Neste caso, escolhi a resposta curta. Aqui, os alunos é que irão escrever a resposta, por isso é bom que o professor dê alguma indicação sobre como os alunos devem colocar a resposta, de forma a ter a pergunta correta. O professor pode ainda ter o cuidado de colocar todas as possíveis respostas dos alunos (que sejam aceites como corretas), de modo a alargar o leque de possibilidades de escrita que os alunos têm.


No final do teste, podemos enviá-lo a alguns colegas, para que eles tenham acesso a ele, possam utilizar também nas suas aulas, e ainda fazer as alterações ao gosto deles.


Publicação escrita para o projeto de avaliação da UC "Tecnologia Educativa"

2 comentários

  1. Ja nao vais ter mais blog pessoal?

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    1. Pessoal, no sentido de diário, não. Quero um blog mais de opinião, mais profissional, porque a minha carreira assim o exige. Neste momento, sinto mais necessidade de opinar sobre o país e o ensino, do que falar sobre o que sinto. Não significa que não o volte a fazer, mas não será o foco principal.

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