GEOGEBRA : Introdução

sexta-feira, julho 07, 2017



O GeoGebra é um dos melhores amigos dos professores de matemática, no que toca ao ensino da geometria. Todos nós já sentimos na pele a dificuldade que é desenhar uma circunferência perfeitinha no caderno ou até mesmo no quadro, sem termos acesso a um compasso que nos ajude, certo? Todos já sofremos ilusões de ótica porque não desenhamos as figuras de forma correta ou precisa. O GeoGebra chegou para que isso deixe de ser problema!

Neste software, podemos fazer qualquer figura que nos seja pedida, como por exemplo polígonos regulares, retas paralelas, bissetrizes, encontrar pontos de interseção entre duas retas, circunferências, entre outras coisas que todos nós já tivemos de desenhar nos cadernos ao longo da nossa escolaridade.

Mas ainda não cheguei à melhor parte, e que muita gente pergunta: mas então, onde podemos encontrar esse maravilhoso software? É pago? Posso aceder com o telemóvel? Ora então, o GeoGebra é completamente gratuito e está disponível para download no próprio site (https://www.geogebra.org/?lang=pt_PT) e pode ser instalado em qualquer computador com sistema Windows ou Mac e ainda smartphones ou tablets android e iOS. Mas ainda pode haver quem pergunte: e nos computadores das escolas, onde nem sempre é permitido instalar programas? A boa notícia é que o GeoGebra também funciona através do site, sem ser necessário qualquer tipo de instalação!

Nas próximas duas publicações, deixarei dois vídeos que servem de exemplo para uma possível utilização do GeoGebra em sala de aula, com um pequenino passo-a-passo de como construir essa ideia.


Publicação escrita apra o projeto de avaliação da UC "Tecnologia Educativa"

0 comentários

Seguidores